Entre em contato conosco

(16) 99244-4970

Curiosidades do Vidro


 

Na fabricação de Vidros Temperados ocorre um tratamento térmico da têmpera. Trata-se de um processo de aquecimento gradativo que atinge 700° C, seguido de brusco resfriamento. Tal processo provoca no cristal tensões internas de tração e compressão que resultam em um aumento significativo de sua resistência.

O vidro temperado não pode ser cortado, pois o processo de têmpera é irreversível; o vidro uma vez temperado não pode sofrer nenhum tipo de recorte, lapidação ou furação. Qualquer tipo de transformação tem que ser feito antes do processo de têmpera.

Ao passar pelo processo de têmpera o vidro temperado apresentará uma resistência mecânica superior em até cinco vezes ao vidro comum monolítico, laminado e aramado. Vale lembrar que os vidros laminados e aramados são vidros comuns.

O vidro laminado e aramado tem uma grande vantagem de segurança; o vidro laminado recebe uma película de PVB na interface das duas laminas de vidro e o aramado são fundidos fios de arame, ambos os processos evitam à fragmentação e queda do vidro. Estas qualidades de vidro são recomendadas para coberturas, pisos, guarda-corpos, etc. Vale lembrar que os vidros laminados e aramados também são vidros comuns.

O vidro temperado pode quebrar com choque térmico, desde que atinja sua diferença térmica. O vidro comum monolítico, laminado e aramado podem atingir um gradiente térmico (variação de sua temperatura) de aproximadamente 50ºC. No caso do vidro temperado se gradiente térmico é de aproximadamente 200ºC.

Caso ocorra a quebra espontânea de uma peça de vidro temperado é importante guardar os cacos para que seja efetuada uma análise técnica.

A espessura do vidro pode variar de acordo com as dimensões da peça e do tipo de instalação. Para calcular a espessura correta é necessário conhecer e ter a norma da ABNT / NBR6123.

IMPORTANTE: Evite o choque de materiais rígidos contra o vidro e evite impactos violentos na abertura ou fechamento de portas e janelas.

 

Entre em contato com a Cristal Vidros e saiba tudo sobre como cuidar de vidros e espelhos