Entre em contato conosco

(16) 99244-4970

Vidro flexível, pode se tornar uma realidade em breve


 

Quem nunca viu aqueles filmes de ficção cientifica, onde existiam carros voadores, teletransporte, e vidros flexíveis. Bom os carros e o teletransporte vão ficar para o futuro, mas o vidro flexível já é algo bem mais próximo de nossa realidade.


A fabricante de vidros Schott, desenvolveu uma especie de vidro que é cuidadosamente medido e misturado antes de ser derretido e convertido em folhas ultrafinas. O objetivo é que esses vidros sejam utilizados em TVs enroláveis, jornais digitais que se assemelham a papel, paredes vivas e fachadas animadas.

 

Especialistas em fractografia ciência que estuda os processos mecânicos que levam à propagação de fendas e fissuras, afirmam que a resistência do material depende de máquinas personalizadas para medir a pressão necessária para fraturar o vidros, com microscópios, os pesquisadores estudam os padrões dessas fraturas. Sabe-se que o vidro mais forte irá fraturar com um grande número de rachaduras; Vidros mais frágeis quebram em apenas algumas partes.


Materiais que passam nos testes poderão ser usados em telefones celulares e outras superfícies. Sob uma lente polarizada, listras coloridas indicam a tensão mecânica dentro de um vidro experimental. A iridescência nesta amostra sugere que quebrará facilmente e que os pesquisadores devem alterar as condições de processamento.

 

A maior parte da pesquisa concentra-se em novos processos de fabricação e em melhorias de produtos existentes, como o Gorilla Glass. Mas, os cientistas também estão desenvolvendo novas tecnologias. Um dos projetos recentes de Ellison, por exemplo, foi recriar o vidro usado para fazer o Cálice de Licurgo, da Roma do século IV, que quando iluminado pela frente, tem a cor verde jade, mas, quando iluminado por trás, sua coloração muda para vermelho sangue.

 

Veja no video como é o vidro flexível:

https://www.youtube.com/watch?v=12OSBJwogFc

 

 

Veja também:
Dicas para limpar vidros e superfícies espelhadas
Os principais tipos de vidros e suas utilidades
Como é feito o vidro temperado e quais suas características?
Você sabe diferenciar vidro laminado, cristal e temperado?